o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 25 de abril de 2010

PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA


Atenção: está pirâmide é relacionada com relação a atividade física pois são movimentos que possui gasto calórico mas não possui planejamento assim não atinge os indices fisiológicos adequados para inibir doenças cronicas como obesidade, diabete e cardiovasculares porque precisam ser orientados por profissional de educação física.Mas ajuda no sedentarismo de acordo com o ministério da saúde.
VEJA A ORIENTAÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA .
Prof.Esp. Luiz Alceu S. Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com

QUALIDADE DE VIDA

Uma vida saúdavel passa por uma boa alimentação, exercício físico, prática de esporte e pelo trabalho.Como deveremos conciliar horas de trabalho incessante com uma vida saúdavel?
Muitas pessoas estão sofrendo complicações das loucuras do dia-dia não se importando com os cuidados do corpo.Muitas vezes a doença não é consequência apenas da inatividade pois o nosso organismo precisa de resistência contra o estresse do dia e aumentar a imunidade contra as doenças crônicas degenerativas , através do equilibrio psicológico, nutricional e funcional na busca do bem-estar.
A sessão de exercício deve ser controlada pelos indices fisiológicos do organismo como frequência cardíaca, lactato, pressão arterial, calorias, histórico de risco que deve ser prescrito pelo profissional de educação física para que não haja lesão no treinamento e alcance os objetivos proposto pelo aluno.Segundo a ACSM (american college sport medicine) que comanda a orientação de exercício a pessoa deve fazer uma atividade física no mínimo de 150 a 350 kcal na sessão para adaptar uma adaptação fisiológica no organismo mas para isso o aluno deverá passar por uma avaliação física aeróbica, funcional, força, flexibilidade, postural e psicológica sobre seu estado de treinamento.Com relação a atividade aeróbica no mínimo 30 minutos contínuo ou acumulado na sessão a nível de atividade física não de exercício físico.
Exercício físico é uma atividade planejada de acordo com os índices fisiológicos após uma avaliação física utilizando intensidade e volume na sessão para atingir o objetivo do aluno.
Atividade física é tudo que o indivíduo faz saindo do estado de repouso e com gasto calórico, mas não é planejado.Exemplo futebol duas vezes na semana com os amigos, volei etc.
A caminhada na rua ou praça é uma atividade física porque não acarreta variáveis fisiológicas com intensidade que promova resultados satisfatório para o indivíduo ao menos que seja da terceira idade ou possua alguma doença crônica adquirida.

Escrito por: Prof. Esp. Luiz Alceu Santos Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

ESTÉTICA FEMININA E FORÇA MUSCULAR

No Brasil do século 21, o celeiro mundial de modelos , existe uma acentuada predileção popular por mulheres de curvas delineadas e menbros inferiores vigorosos.As mulheres fortes representam a materialização de uma nova estética que está emergindo nas academias e nos esportes pois a cultura humana está influenciando junto com a mídia o corpo feminino e os valores sociais.
Os braços e ombros poderosos, coxas grossas, pernas torneadas, gluteos fortes e abdomen definido e a definição de uma nova identidade das mulheres no meio estético de beleza.A prática de exercício com pesos provoca mudanças no corpo feminino , pois para ficar mais forte é preciso a utilização de anabolizantes no caso de hipertrofia muscular, por mais que se treine todos os dia musculação a mulher nunca vai ficar como os homens sem o uso destes anabólicos. Trata-se de uma questão biológica pois o aumento de massa muscular é decorrente do hormonio testosterona que a mulher não possui em quantidade suficiente no organismo para aumento destes músculos.
O corpo feminino possui mais percentual de gordura e os músculos são menos rígidos assim o treino de musculação é essencial para enrijecimento desta musculatura para não ocorrer flacidez.
Algumas dicas para melhorar o desempenho muscular feminino:
- nunca realize o exercício em jejum, pois o músculo necessita de carbohidrato para energia no treinamento, na falta ocorre a degradação de proteína e perda de massa muscular.
-retire o refrigerante que interfere na digestão e absorção dos alimentos.
-duração do treino mais de 01 hora deverá ingerir carbohidrato na sessão como: suco de laranja, barras de carbohidrato, bebidas isotonicas.
-depois do exercício até no máximo 30 minutos ingerir carbohidrato e proteínas para reposição dos estoques de glicogenio muscular. O carbohidrato aumenta a insulina que é um hormonio anabólico para crescimento muscular.
O excesso de exercício causa problemas de saúde e produz radicais livre. As mulheres podem ter dificuldade de engravidar, menstruação irregular, tendinites e faciidade de infecções.Para ganhar músculos recorrer ao consumo exagerado de proteínas e diminuir o carbohidrato é errado.A falta deste combustivel no organismo acarreta a degradação de proteínas para suprimento energético do corpo acontecendo diminuição da massa muscular.
Segundo o especialista Luiz A.S.Cidreira o ideal para aumento da massa muscular é treinar no máximo 40 minutos de exercício de musculação com carga de 70 a 85% de RM (repetição máxima) com descanço de 48 horas do grupo da sessão programada. Exercício aeróbico no mínimo 03 vezes na semana par aumento da oxigenação no músculos e transporte de nutrientes para o mesmo com maior facilidade.
-grupo A: perna , coxa, braço e abdomen.
-grupoB: gluteo, peitoral, costa e ombro e abdomen.
Procurar variar os estímulos a cada 12 sessões com mudanças de exercício, sistema metodológico, volume e carga. Apartir destas dicas o resultado de meus alunos foram excelentes é claro que o fator genético é determinante no crescimento muscular feminino.

artigo escrito por:Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira
email:lascidreira@hotmail.com

terça-feira, 20 de abril de 2010

MEDICAMENTOS E EXERCÍCIO

Hormonais
-chamados de esteróides, são derivados de corticóides.
- principio ativo: estão como agentes inibidores das prostaglandinas e várias proteínas ligadas ao processo inflamatório.
- o uso excessivo pode originar a sindrome de Cushing, cujo o principal sintoma é a distribuição de gordura corporal.
- apetite aumenta.
- força muscular diminui.
- tratamento: bronquite asmática, pulmão,meningite, doenças inflamatórias etc.
Não Hormonais
- não esteróides, atuam como analgésico são derivados do ácido acetilsalicilico.
- reduz o processo inflamatório.
- excesso sindrome de Reye, causa disfunção hepática até a morte.
- tratamento: traumas , entorses, contusões.
- ex. dicoflenaco,ibuprofeno, piroxicam.
Medicamentos:
beta-bloqueadores,antagonista de calcio,diuréticos,inibidores da enzima conversora da angiotensina.
Betabloqueadores são os que causam efeitos no sistema nervoso simpáticos reduzindo sua estimulação: beta 01, nas fibras miocardicas,aumentam a frequência cardíaca.
beta02, bronquios e vasos causam a vasodilatação e broncodilatação,lipólise.
alfa01,causam vasoconstição.
Os betabloqueadores no exercício reduzem o VO2max, diminui a frequência cardíaca de repouso,diminui a pressão arterial, diminui a tolerancia ao exercício.
BLOQUEADORES DE CANAL DE CALCIO
interferem nas correntes lentas de calcio durante a despolarização no músculo liso vascular.
Efeito colateral: edema, tontura e rubor.
Efeito no exercício: aumento a capacidade do exercício em indivíduo com angina,diminui oxigênio e hipotensão.
DIURÉTICO
bloqueiam a absorção de sódio ou reduzem a perda de potássio.
Efeitos colaterais: hipocalemia, hiperglicemia, hiperuricemia, hiperlipedimia.
Efeitos no exercício: não afetam a frequência cardíaca, hipocalemia e hipovolemia,aumentam a têndencia a hipotensão pós exercício.

domingo, 18 de abril de 2010

MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIO

A ginástica com peso é uma atividade que está em evidência neste início de século,porque utiliza um trabalho globalizado da musculatura podendo adequar os exercícios às necessidades do aluno.Há tempo atrás , no meio competitivo era utilizado muitas drogas para performance e aumento da massa corporal e ganho de força,trazendo problemas irreversíveis a saúde do tipo: cardíacos, circulatórios,sensoriais e esterilidade.

Atualmente a musculação é adepta de todas as modaldades esportiva e pessoas das mais variadas idade na busca de melhor condicionamento e estética.Traz um resultado dentro dos objetivos do aluno porque o treino é montado de forma personalizada adequando as expectativas do aluno, utilizando como meio a carga (peso), intensidade, duração,nível de individualidade do aluno, personalidade (motivação), mostrando uma resposta eficiente para o aluno de acodo com sua expectativa.O trabalho neuromuscular pode ser incluido em programa de aumento de massa corporal, emagrecimento, diminuição de flacidez, treinamento específico para uma modalidade, população especiais (terceira idade), fortalecimento muscular etc.

Para que haja uma evolução do treino a necessidade de avaliação física no aspecto funcional, composição corporal e metabolismo para que o profissional tenha uma base metodológica na montagem do programa de exercício de forma eficaz. Perguntas como; será que aumento meu peso na balança é massa muscular? ganhei força?a minha resistência aumentou? somente a avaliação responde estás perguntas.



Escrito por: Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira

METABOLISMO LÍPIDICO E VO2MAX

A pricipal função dos lipidios é fornecer energia para o organismo na forma de acidos graxos livre e glicerol através da lipólise.O ácido graxo são captados por diversos tecidos, especialmente os músculos durante o exercício onde é convertido em acilCOa graxo.Por isso a ingestão de carbohidrato pode inibir a queima de gordura porque também geram acilCOa que em excesso é precursor da síntese lipídica.

Os lipideos são considerados o principal substrato em exercício físico de baixa intensidade e longa duração, depende de varios fatores como o nível de condicionamento físico, sexo, concentração de ácidos graxos no plasma, fatores hormonais e quantidade de carbohidrato disponível no organismo..Durante o exercício, a maior parte dos lipideos utilizados como forma de energia deriva da circulação na forma de ácido graxo livre.A medida que a intensidade da sessão aumenta a entrada de glicose no músculo se torna mais rápido porque sua absorção não depende de oxigênio, isto é o músculo está em hipoxia.(ASTERINO,2000). A oxidação lipídica alcança valores máximos entre exercício a 55 a72% do Vo2max.

Indivíduos treinados iniciam o processo de oxidação lipídica previamente que os sedentários, que devem permanecer mais tempo na atividade, porque com o treinamento aeróbico a um aumento de número de mitocondrias recebendo mais ácidos graxos par oxidação.



Escrito por: Prof.Esp. Luiz Alceu S. Cidreira



Referência: MORAGONO, A.F.C e WELKER A. F.Otimizando perda de gordura corporal durante os exercícios;UCS, v.01,n 02,pp 363-376

GESTAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCICIOS

A participação em programas de atividade física de mulheres gestantes requer o conhecimento amplo dos profissionais de saúde: o que o exercício traria de benefício para o feto e a mãe?Qual é a prescrição de exercício mais adequada para gestante?

Deve evitar exercício na posição supinada depois do primeiro trimestre, pois tal posição é associada diminuição do débito cardíaco na maioria das gestantes como periodos prolongados de falta de movimento em pé devem ser evitados.


- frequência cardíaca não deve ultrapassar a 140 batimentos por minuto, com duração da sessão de 15 minutos nesta frequência.


- exercício para menbros inferiores aqueles que favorecem o retorno venoso e utilização de meias elásticas


- exercício de abdominal apropriado para inibir a diastase do reto.


- utilização de exercício de baixa intensidade ou moderada de curta duração para melhor distribuição de oxigênio para o feto não ocasinando interferências no organismo.


- a posição de decubito dorsal não pode exceder a 05 minutos após o quarto mês de gestação. Quando estiver nesta posição colocar um apoio no quadril no lado direito.


- controlar a temperatura corporal para não haver a desidratação.Interromper a sessão para reposição de líquidos.


- exercíco de alongamentos específico para músculo em trabalho, não devendo fazer movimento balístico.

- evite exercício com apoio unilateral pode acarretar desconforto sacro-iliacos ou na sinfese púbica.

- SINTOMAS PARA INTERRUPÇÃO DO EXERCÍCIO:

- dor, sangramento, falta de ar, batimento cardíaco irregular, tontura, fraqueza, dificuldade de andar, dor na coluna.

- tumefação subita dos tornozelos,mão e face.

- enxaqueca persistente, grave ou disturbio visual.

- tromboflebite.

- ganho insuficiente de peso 01kg/mês durante o ultimo dois trimestre.

- obesidade excessiva.

- ATENÇÃO: a frequência de repouso aumenta de 15 a 20 batimentos tornando as fórmulas padronizadas de frequência cardíaca de trabalho ineficazes.

Com relação o trabalho com gestante o melhor e adequar os exercícios a sua percepção de esforço, utilizando as recomendações necessárias juntamente com o protocolo médico buscando a qualidade necessária de locomoção para está gestante.O meio líquido como a hidroginástica é muito indicada para esta população especial



Escrito por: Prof.Esp. Luiz Alceu S. Cidreira



Referência: COSSENZA,Carlos Eduardo.Personal Training.Ed. Sprint, RJ, 1999

sábado, 17 de abril de 2010

CÂNCER E EXERCÍCIO FÍSICO

O câncer acontece,com o erro na divisão celular pois a morte ceular ( apoptose) não ocorre e a mesma continua a se dividir até um crescimento desordenado aparecendo o tumor. Pois ocorre a metastase do tumor, atingindo tecido vizinho e vasos sanguíneos para sitios diferentes.O tumor benigno não faz metastase.
Atualmente as ,pesquisa científicas apontam como característica o fator genético de ( 5 a 10%) e ambientais ( tabagismo,sedentarismo,alimentação) o percentual de (90 a 95%).Na oncologia o câncer se divide:carcinoma, leucemia, linfomas,sarcomeros e melanoma.O câncer maligno no qual o indivíduo entra no quadro de caquexia (somente tumores sólidos), leva a pessoa a estado caótico caracterizado por um conjunto de aspecto e sintomas presentes em até 2/3 de pacientes que morrem de câncer.Segundo as manifestações clínicas a anorexia, perda de peso, fadiga precoce,fraqueza, comprometimento imunológico, atrofia muscular,saciedade precoce, comprometimento mental e motor afetam o doente. A principal é diminuição da massa muscular onde o substrato glicose é utilizado como fonte energética para proliferação do tumor.A glicose é retirada da proteína muscular ( alanina e glutamina ) é da produção de lactato que se transforma em piruvato até glicose no fígado, chamado de ciclo de Core.O consumo de glicose pelo tumor há como causa a hipoglicemia,hiperlactemia e hipertriacilgliceróis.Com relação ao tratamento da caquexia temos suplementação alimentar ( omega-3,hmb,óleo de fígado de tubarão), treinamento físico de resistência, aeróbico e controle alimentar.
Os benefícios da atividade física em pessoas com câncer é o aumento da eficiência metabólica e energética do corpo, pois o músculo esquelético consome 80% da glicose do corpo.Os efeitos do exercício aeróbico são: aumento por fibras no músculo, aumento da área transversal, aumento das trocas gasosas de substrato, aumento da resistência muscular a fadiga e aumento das mitocondrias.
Assim como algumas pesquisas recentes apontam que a ingesta de omega3 por ser ácido graxo insaturado promove efeitos biológicos como: redução do crescimento tumoral,redução da caquexia.
Conclui que o tratamento da caquexia com alimentação hipercalórica, estimuladores de apetite, terapias anabólicas, terapias anti-citocinas,agentes anti-inflamatórios, reguladores metabólicos e exercicio físico são caminhos alternativos para aumentar a sobrevida das pessoas que adquiriram a doença.O educador físico deve estar atento aos estágio que se encontra seu cliente pois após retirada do tumor o exercício deverá ser incluido na rotina para aumento de sua qualidade de vida.Já para o portador do câncer a um aumento do prolongamento dos anos mas só poderá fazer o exercício após a liberação médica.A função da atividade física é diminuir a absorção da glicose pelo tumor e sim aumentar a massa muscular do indivíduo.


Artigo elaborado:Prof.Esp. Luiz Alceu S. Cidreira
Curitiba,15 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Piramide Alimentar Atualizada

INFLUENCIA BIOQUIMICA DO EXERCICIO NA ATIVIDADE FISICA

BIOQUÍMICA MUSCULAR

CÉREBRO - GLICOSE

CORAÇÃO - movimento do sangue

HORMÔNIO - (HIPATÓCITOS) - buscar combustível para o músculo queimar

HORMÕNIO - hipófise, pâncreas e supra - renais

SANGUE - carrega nutrientes para as fibras musculares

PULMÃO - chegada dooxigênio

ERITRÓCITOS

> Levam os nutrientes ao

CAPILARES DILATADOS músculo que está exercitando.

MÚSCULO - queimador de glicose

FÍGADO - fornecedor de glicose para o plasma

RIM

> controlam os cations no sangue (PH)

PULMÃO

ENZIMAS - sustento do trabalho mecânico serão as mais

prematuras manifestações de preparo físico.

GLICOSE - não é transformada em lipídeos.

Tecido muscular guarda 1% a 2% de glicogênio

2% a 4% de gordura

Glicogênio hepático - (fígado) - guarda para outros tecidos

Glicogênio muscular - para ele mesmo.

Proteinas - são sintetizadas no músculo

- seu equilíbrio dinâmico aumenta quando elas são submetidas ao esforço.

-A quantidadede Aa que une massa protéica oferece para catabolismo

depender do tempo desua meia - vida.

O exercício físico mobiloza osdepósitos lipídicos na medida em que leva a produção de hormônio que chegam até as adipócitas.

Receptores - adrenalina= emagrecimento

glicogênio hepático - aumenta a glicemia

glicogênio muscular - guarda para o próprio consumo.

01

ÁCIDO GRAXO

  • Alimento preponderante da fibra, fora dos estados iniciais do esforço;

  • Apenas ácidos graxos de cadeia longa são utilizados pelo tecido muscular;

CARTININA determina o grau de fraqueza muscular

transporte mitocondrial para ácido graxo.

ácido graxo cartinina fibra muscular

(transporte mitocondrial)

cartininaqueima oxidaçãoo músculo usa também

aminoácidos

oxidaçãoresulta acetil CoA I

ácido graxo

ciclo de krebs

sustentar a cadeia respiratória

* Esta via metabólica acontece em todos os tecidos, exceto no nervoso, os eritrócitos e a medula supra - renal.

* A acetil CoA não há qualquer possibilidade de ser produzida em excesso e encaminhado para gerar corpos cetônicos a outros ácidos graxos, por exemplo, uma vez que a fibra não tem enzimas para tanto. Por mecanismo estequiométrico, o tecido produz dentro dos limites, tanto Acetil CoA quanto dela necessita para ressintetizar o ATP momentaneamente necessário.Talvez esta seja a mais cabal evidência do caráter preponderantementa oxidativo que o músculo possui.

GLICÓLISE

glicólise muscular

glicólise hepática

glicoginólise

02

O fígado pode pôr glicose no sangue

O músculo não pode pôr glicose

  • Lactato transformado em piruvato ocorre no coração e fígado.

  • O Lactato que sobra no músculo é gasto pelo coração qual possui muitas e grandes mitocôndrias, sendo por isso muito oxidativo.

CETÓLISE

Os corpos cetônicos sãoformados no fígado. Este órgão é capaz de fabricá-lo,mas não de gastá-los.

A maioria dos tecidos é cetolítica e neles Acetil CoA é diretamente encaminhada no ciclo de Krebs para geração de equivalente de redução e daí ATP as cadeias respiratórias.

Esta rota se torna importante nas situações de hipoglicemia ou exercício físico quando se constitui numa forte alternativa de ATP,principalmente para o sistema nervoso.

Aminoácidos

No estado dehipoglicemia, determinado pelo jejum ou exercício físico, eles serão encaminhados ao plasma ou a oxidação dentro do próprio sarcoplasma

Leusina - incapaz de produzir glicose as demais têm condição de transformar- se inteiramente em glicose como: alanina, aspartato.

Aa plasmática em situação hiper

hipoglicemia

  • Aminoácidos Ramificados (leusina, soleusina, valina

bem oxidados no músculo.

  • O fígado capta muito bem do plasma os Aa neoglicogenéticos (alanina, aspartato).

  • Para entrar o efeito tóxico do amoníaco, as fibras utilizam dois mecanismo que são as sínteses de alanina e síntese de glutomina.

  • A glicose produtora dopiruvato, naturalmente pode originar-se também do glicogênio que estiver depositado nas células musculares.

Quando em trabalho, gastando aminoácido para reforçar sua produção de ATP, os músculos ficam na obrigação de de toxicar o NH3 (amônia ou amoníaco)

resuante. Isto é necessário porque ele é tóxico e provoca coma e morte.

Atletas que usam anabolizantes, as quais são essencialmente hepatotóxicos e, consomem muita carne, enfim geradora de NH3,logo se tornam incapazes para atividade física.

QUANTIDADE DE AGL NO PLASMA AUMENTA

O USO DE ALBUMINA.

No músculo em trabalho, o aumento da AGL diminui a disponibilidade de albumina para combinar-se com o triptofânio(TRY) e o consumo de amioácidos ramificados (AAR)aumenta.Este s dois fatos conduzem à maior produção de SEROTONINA

  • Proteína é a mesma que transporta triptotânio.

VIAS METABÓLICAS

Glicólise, B-oxidação, ciclo de Krebs, cadeia respiratória e cetólise. E que nestas rotas do metabolismo os combustíveis são glicose, ácidos graxos e corpo cetônicos. Para mover estas transformações e alimentá-las adequadamente o corpo lança mão de vários hormônios.

HORMÔNIOS NO EXERCÍCIO FÍSICO

estimular a lipófise

CATECOLAMINAS

- ADRENALINA AMPLAMENTE CATABLICA

- NORADRENALINVA - ATIVA NA VASCULATURA

- EFEDRINA - ESTIMULANTE FSICO

↓

Inibem a liberação de insulina e estimulam a de glicogênio causando efeitos hiperglicemi e abundante oferta de glicose no SNC.

A ação das catecolaminas libera insulina, consegue maior efeito lipolítico no tecido adiposo.

A adrenalina e a noradrenalina têm por função fisiológica aumentar a capacidade de produzir ATP pela fibra em atividade. A mesma aumenta a frequência respiratória e cardíaca.

O sangue circulante, contudo necessita de oxigênio, nutrientes para os órgãos em atividade estimulando às vias metabólicas liberadoras de ácidos graxos e glicose.

Hiperglicemiantes → adrenalina, glucaganio, glicocortióides e gh.

Glicocorticóides - derivados do colesterol ( terana, cortisona, cortisol).

GH hormônio do crescimento poroduzido Adeno-hipófise

O objetivo bioquímico dos glicocorticóides é semalhante ao do glucagônio, isto é, manter o organismo funcionando apesar da carência alimentar.

O GLUCAGÔNIO é um hormônio peptídico secretado pelas células alfa do pâncreas e controla o decréscimo da glicemia.

Glicocorticóides são sintetizados pelo córtex das supra- renais e o estímulo mais típico para sua liberação é o stress, (determina aumento da demanda enérgética).

O tecido muscular tem receptores para glicocorticóides e neste tecido eles inibem o ingresso de aminoácidos e glicose, deprimindo drásticamente a ressintese proteica.

Eles inibem profundamente sobre as massas moloculares constituídas para depósito (triglicerídios) ou trabalho (proteínas).O organismo em jejum fica, virtualmente, todo orientado para manter a glicemia, o mesmo acontecendo durante o exercício físico.

HORMÔNIO do CRESCIMENTO - hg

GH → catabolizante

L→ no tecido hepático a capacidade de estimular a produção das somatomedinas = Efeito anabolizante, aumenta a produção de proteína

=IGF - estimulador de anabolismo protéico, não há ação lipogênica.

As somatomedinas agindo assim e o GH garantindo a glicemia e AG para as fibras, constituem-se , talvez, no mais razoável (proteção endócrina que possui o músculo que trabalha.

hipoglicemiantes - insulina, somatomedinas

INSULINA

Hormônio secretado pelas células beta do pâncreas. Surge no sangue toda vez que o organismo incorre em estado de pletora alimentar.

O seu significadomais amplo é gastar os componentes da ingesta, que sejam eles carboidratos, gordura ou proteínas.

TECIDOS MUSCULARES+ ADIPOSOS= 65% DO PESO TOTAL

A insulina transfere a glicose do plasma para dentro das células; fibras, ainda, para absorver Aae incorporá-las em proteínas;no sistema nervoso não exerce qualquer efeito e nem no eritrócito.

Um fator importante na fisiologia da insulina, relacionada com a atividade física, é sua influência sobre o GLUT4 .

Em estado de repouso, a insulina aumenta a atividade destestransportadores, todavia pode ter sua atividade consideravelmente aumentada durante o trabalho específico de uma massa muscular, independente da insulina.

Glicemia = insulina

Vias metabólicas no exercício físico

O sucesso do trabalho depende de boas estruturas contráteis. A Acetil CoA provém da glicose, da B-oxidação,da cetólise e dos aminoácidos menos glicogenéticos, particularmente os ramificados e dentre eles,

LEUCINA

O oxigênio é derivado das hemácias.

TRABALHO AERÓBICO e o ANAERÓBICO

Absoluta: em caso de obstrução das vias aéreas pode chegar a zero.

Relativa: atividade de alto intensidade e longa duração

glicose → piruvato → lactato

Alinose Tecidual provocada pelo esforço físico muscular e as vezes atacado pela oferta de bicarbonato.

Cation de hodrogênio - comunicação entre o músculo e o pulmão e coração.

GLUCAGON → Atua quando o nível de açucar e da insulina no sangue está baixa.Se o indivíduo deixa comer por um período prolongado o glucagon estimula a liberação da glicose.

-

JEJUM - O combustível usado preferencialmente são ácido graxo; os hormõnios atuantes são, principalmente glucagônio, glicocorticóides e GH.Repouso em pletoris alimentar - glicose.

O musculo em repouso gasta mais ácido graxo do que glicose

A resposta está fora do músculo.O glucagônio atuando eleva enorme taxa de ácido graxo circulante e, pela quantidade, seu ingresso e uso, pelas fibras, ficam facilitados. Além disso o momento é da hipoinsulemia e a glicose, penetra mal na fibra, onde ainda estão com baixa atividade nas enzimas glicolíticas.E nesta hora, as da glicose funcionam mal pela mencionada falta de insulina enquanto os glicocorticóides presentes neste repouso pré absortivo inibem o ingresso de glicose na fibra.

% ATP de ácido graxo

REPOUSO 20% corpos cetônicos, glicólise, AA.

* Musculos =são os maiores consumidores de glicose, a insulina prioriza o seu armazenamento no interior das células musculares

MÚSCULO EM TRABALHO

A elevação do quociente respirátório ou taxa de troca respiratória no começo do trabalho físico, o que eleva maior consumo de carboidrato em relação ao lipídio.

A insulenemia baixa, o que diminui o escape da glicose. Aparece o hormônio do crescimento e as somatomedinas que incrementam a captação da glicose e glicólise musculares.

HIPOGLICEMIA

Nas condições especiais atletas ingerem carboidrato na forma de oligossacaródeos (dextrina) dissolvido na água. A previsão necessária é seu fornecimento no adequado tempo anterior no esforço, para não desencadear produção de insulina capaz de conduzir hipoglicemia.

INSULINA = HIPOGLICEMIA

O consumo oxidativo dos Aa pelo músculo é capaz de destinar especialmente bem aqueles que são ramificados (leusina, isoleucina e valina) e muito mal as neoglicogenéticas, particularmente Alanina.

No caso de exercício intensivo, as concentrações plasmáticas de

(isolecina,tirosina, metionímia e fenilamina podem elevar-se.

Com isto o Sistema Nervoso Central se beneficia e economiza glicose e o organismo conserva Aa neoglicogénéticas, depletando a massa protéica muscular. De fato o corpo entra em potência quando o consumo da

massa protéica chega aproximadamente à metade daquela existente no corpo. Assim o principal combustível capaz de suportar a continuação do esforço físico são os ácidos graxos, porque sua disponibilidade torna-se imensamente maior do que as outras três.

Neste estado frequência respiratória vai crescendo até estabilizar-se na proporção dos ácidos graxos consumidos, porque estes possuem um quociente respiratório menor. Confirma-se, também por este quociente, a importância dos

ácidos graxos como mantenedores energéticos desta situação.

RECUPERAÇÃO DO ESFORÇO

O tecido adiposo vai sensivelmente decrescendo sua lipólise e o fígado suas neoglicogênese e cetogênese, enquanto o músculo empurra o equilíbrio - dinâmico das proteínas no sentido anabólico.

*Importante

O excesso de gordura eleva a concentração de triglicerídeos e do colesterol (no sangue, e o produto das gorduras dentro dos músculos inibe o transporte de glicose para o seu interior.

BIOQUÍMICA MUSCULAR

CÉREBRO - GLICOSE

CORAÇÃO - movimento do sangue

HORMÔNIO - (HIPATÓCITOS) - buscar combustível para o músculo queimar

HORMÕNIO - hipófise, pâncreas e supra - renais

SANGUE - carrega nutrientes para as fibras musculares

PULMÃO - chegada dooxigênio

ERITRÓCITOS

> Levam os nutrientes ao

CAPILARES DILATADOS músculo que está exercitando.

MÚSCULO - queimador de glicose

FÍGADO - fornecedor de glicose para o plasma

RIM

> controlam os cations no sangue (PH)

PULMÃO

ENZIMAS - sustento do trabalho mecânico serão as mais

prematuras manifestações de preparo físico.

GLICOSE - não é transformada em lipídeos.

Tecido muscular guarda 1% a 2% de glicogênio

2% a 4% de gordura

Glicogênio hepático - (fígado) - guarda para outros tecidos

Glicogênio muscular - para ele mesmo.

Proteinas - são sintetizadas no músculo

- seu equilíbrio dinâmico aumenta quando elas são submetidas ao esforço.

-A quantidadede Aa que une massa protéica oferece para catabolismo

depender do tempo desua meia - vida.

O exercício físico mobiloza osdepósitos lipídicos na medida em que leva a produção de hormônio que chegam até as adipócitas.

Receptores - adrenalina= emagrecimento

glicogênio hepático - aumenta a glicemia

glicogênio muscular - guarda para o próprio consumo.

01

ÁCIDO GRAXO

  • Alimento preponderante da fibra, fora dos estados iniciais do esforço;

  • Apenas ácidos graxos de cadeia longa são utilizados pelo tecido muscular;

CARTININA → determina o grau de fraqueza muscular

transporte mitocondrial para ácido graxo.

ácido graxo → cartinina → fibra muscular

(transporte mitocondrial)

cartinina→queima→ oxidação→o músculo usa também

aminoácidos

oxidação→resulta acetil CoA<>

ácido graxo

ciclo de krebs

sustentar a cadeia respiratória

* Esta via metabólica acontece em todos os tecidos, exceto no nervoso, os eritrócitos e a medula supra - renal.

* A acetil CoA não há qualquer possibilidade de ser produzida em excesso e encaminhado para gerar corpos cetônicos a outros ácidos graxos, por exemplo, uma vez que a fibra não tem enzimas para tanto. Por mecanismo estequiométrico, o tecido produz dentro dos limites, tanto Acetil CoA quanto dela necessita para ressintetizar o ATP momentaneamente necessário.Talvez esta seja a mais cabal evidência do caráter preponderantementa oxidativo que o músculo possui.

GLICÓLISE

glicólise muscular

glicólise hepática

glicoginólise

02

O fígado pode pôr glicose no sangue

O músculo não pode pôr glicose

  • Lactato transformado em piruvato ocorre no coração e fígado.

  • O Lactato que sobra no músculo é gasto pelo coração qual possui muitas e grandes mitocôndrias, sendo por isso muito oxidativo.

CETÓLISE

Os corpos cetônicos sãoformados no fígado. Este órgão é capaz de fabricá-lo,mas não de gastá-los.

A maioria dos tecidos é cetolítica e neles Acetil CoA é diretamente encaminhada no ciclo de Krebs para geração de equivalente de redução e daí ATP as cadeias respiratórias.

Esta rota se torna importante nas situações de hipoglicemia ou exercício físico quando se constitui numa forte alternativa de ATP,principalmente para o sistema nervoso.

Aminoácidos

No estado dehipoglicemia, determinado pelo jejum ou exercício físico, eles serão encaminhados ao plasma ou a oxidação dentro do próprio sarcoplasma

Leusina - incapaz de produzir glicose as demais têm condição de transformar- se inteiramente em glicose como: alanina, aspartato.

Aa plasmática em situação hiper→

hipoglicemia→

  • Aminoácidos Ramificados (leusina, soleusina, valina

bem oxidados no músculo.

  • O fígado capta muito bem do plasma os Aa neoglicogenéticos (alanina, aspartato).

  • Para entrar o efeito tóxico do amoníaco, as fibras utilizam dois mecanismo que são as sínteses de alanina e síntese de glutomina.

  • A glicose produtora dopiruvato, naturalmente pode originar-se também do glicogênio que estiver depositado nas células musculares.

Quando em trabalho, gastando aminoácido para reforçar sua produção de ATP, os músculos ficam na obrigação de de toxicar o NH3 (amônia ou amoníaco)

resuante. Isto é necessário porque ele é tóxico e provoca coma e morte.

Atletas que usam anabolizantes, as quais são essencialmente hepatotóxicos e, consomem muita carne, enfim geradora de NH3,logo se tornam incapazes para atividade física.

QUANTIDADE DE AGL NO PLASMA AUMENTA

O USO DE ALBUMINA.

No músculo em trabalho, o aumento da AGL diminui a disponibilidade de albumina para combinar-se com o triptofânio(TRY) e o consumo de amioácidos ramificados (AAR)aumenta.Este s dois fatos conduzem à maior produção de SEROTONINA

  • Proteína é a mesma que transporta triptotânio.

VIAS METABÓLICAS

Glicólise, B-oxidação, ciclo de Krebs, cadeia respiratória e cetólise. E que nestas rotas do metabolismo os combustíveis são glicose, ácidos graxos e corpo cetônicos. Para mover estas transformações e alimentá-las adequadamente o corpo lança mão de vários hormônios.

HORMÔNIOS NO EXERCÍCIO FÍSICO

estimular a lipófise

CATECOLAMINAS

- ADRENALINA AMPLAMENTE CATABLICA

- NORADRENALINVA - ATIVA NA VASCULATURA

- EFEDRINA - ESTIMULANTE FSICO

04

Inibem a liberação de insulina e estimulam a de glicogênio causando efeitos hiperglicemi e abundante oferta de glicose no SNC.

A ação das catecolaminas libera insulina, consegue maior efeito lipolítico no tecido adiposo.

A adrenalina e a noradrenalina têm por função fisiológica aumentar a capacidade de produzir ATP pela fibra em atividade. A mesma aumenta a frequência respiratória e cardíaca.

O sangue circulante, contudo necessita de oxigênio, nutrientes para os órgãos em atividade estimulando às vias metabólicas liberadoras de ácidos graxos e glicose.

Hiperglicemiantes → adrenalina, glucaganio, glicocortióides e gh.

Glicocorticóides - derivados do colesterol ( terana, cortisona, cortisol).

GH→ hormônio do crescimento poroduzido Adeno-hipófise

O objetivo bioquímico dos glicocorticóides é semalhante ao do glucagônio, isto é, manter o organismo funcionando apesar da carência alimentar.

O GLUCAGÔNIO é um hormônio peptídico secretado pelas células alfa do pâncreas e controla o decréscimo da glicemia.

Glicocorticóides são sintetizados pelo córtex das supra- renais e o estímulo mais típico para sua liberação é o stress, (determina aumento da demanda enérgética).

O tecido muscular tem receptores para glicocorticóides e neste tecido eles inibem o ingresso de aminoácidos e glicose, deprimindo drásticamente a ressintese proteica.

Eles inibem profundamente sobre as massas moloculares constituídas para depósito (triglicerídios) ou trabalho (proteínas).O organismo em jejum fica, virtualmente, todo orientado para manter a glicemia, o mesmo acontecendo durante o exercício físico.

HORMÔNIO do CRESCIMENTO - hg

GH → catabolizante

L→ no tecido hepático a capacidade de estimular a produção das somatomedinas = Efeito anabolizante, aumenta a produção de proteína

=IGF - estimulador de anabolismo protéico, não há ação lipogênica.

As somatomedinas agindo assim e o GH garantindo a glicemia e AG para as fibras, constituem-se , talvez, no mais razoável (proteção endócrina que possui o músculo que trabalha.

hipoglicemiantes - insulina, somatomedinas

INSULINA

Hormônio secretado pelas células beta do pâncreas. Surge no sangue toda vez que o organismo incorre em estado de pletora alimentar.

O seu significadomais amplo é gastar os componentes da ingesta, que sejam eles carboidratos, gordura ou proteínas.

TECIDOS MUSCULARES+ ADIPOSOS= 65% DO PESO TOTAL

A insulina transfere a glicose do plasma para dentro das células; fibras, ainda, para absorver Aae incorporá-las em proteínas;no sistema nervoso não exerce qualquer efeito e nem no eritrócito.

Um fator importante na fisiologia da insulina, relacionada com a atividade física, é sua influência sobre o GLUT4 .

Em estado de repouso, a insulina aumenta a atividade destestransportadores, todavia pode ter sua atividade consideravelmente aumentada durante o trabalho específico de uma massa muscular, independente da insulina.

Glicemia = insulina ↑

Vias metabólicas no exercício físico

O sucesso do trabalho depende de boas estruturas contráteis. A Acetil CoA provém da glicose, da B-oxidação,da cetólise e dos aminoácidos menos glicogenéticos, particularmente os ramificados e dentre eles,

LEUCINA

O oxigênio é derivado das hemácias.

TRABALHO AERÓBICO e o ANAERÓBICO

Absoluta: em caso de obstrução das vias aéreas pode chegar a zero.

Relativa: atividade de alto intensidade e longa duração

glicose → piruvato → lactato

Alinose Tecidual provocada pelo esforço físico muscular e as vezes atacado pela oferta de bicarbonato.

Cation de hodrogênio - comunicação entre o músculo e o pulmão e coração.

GLUCAGON → Atua quando o nível de açucar e da insulina no sangue está baixa.Se o indivíduo deixa comer por um período prolongado o glucagon estimula a liberação da glicose.

-

JEJUM - O combustível usado preferencialmente são ácido graxo; os hormõnios atuantes são, principalmente glucagônio, glicocorticóides e GH.Repouso em pletoris alimentar - glicose.

O musculo em repouso gasta mais ácido graxo do que glicose

A resposta está fora do músculo.O glucagônio atuando eleva enorme taxa de ácido graxo circulante e, pela quantidade, seu ingresso e uso, pelas fibras, ficam facilitados. Além disso o momento é da hipoinsulemia e a glicose, penetra mal na fibra, onde ainda estão com baixa atividade nas enzimas glicolíticas.E nesta hora, as da glicose funcionam mal pela mencionada falta de insulina enquanto os glicocorticóides presentes neste repouso pré absortivo inibem o ingresso de glicose na fibra.

% ATP de ácido graxo

REPOUSO <>

* Musculos =são os maiores consumidores de glicose, a insulina prioriza o seu armazenamento no interior das células musculares

MÚSCULO EM TRABALHO

A elevação do quociente respiratório ou taxa de troca respiratória no começo do trabalho físico, o que eleva maior consumo de carboidrato em relação ao lipídio.

A insulenemia baixa, o que diminui o escape da glicose. Aparece o hormônio do crescimento e as somatomedinas que incrementam a captação da glicose e glicólise musculares.

HIPOGLICEMIA

Nas condições especiais atletas ingerem carboidrato na forma de oligossacaródeos (dextrina) dissolvido na água. A previsão necessária é seu fornecimento no adequado tempo anterior no esforço, para não desencadear produção de insulina capaz de conduzir hipoglicemia.

INSULINA = HIPOGLICEMIA ↓

O consumo oxidativo dos Aa pelo músculo é capaz de destinar especialmente bem aqueles que são ramificados (leusina, isoleucina e valina) e muito mal as neoglicogenéticas, particularmente Alanina.

No caso de exercício intensivo, as concentrações plasmáticas de

(isolecina,tirosina, metionímia e fenilamina podem elevar-se.

Com isto o Sistema Nervoso Central se beneficia e economiza glicose e o organismo conserva Aa neoglicogénéticas, depletando a massa protéica muscular. De fato o corpo entra em potência quando o consumo da

massa protéica chega aproximadamente à metade daquela existente no corpo. Assim o principal combustível capaz de suportar a continuação do esforço físico são os ácidos graxos, porque sua disponibilidade torna-se imensamente maior do que as outras três.

Neste estado frequência respiratória vai crescendo até estabilizar-se na proporção dos ácidos graxos consumidos, porque estes possuem um quociente respiratório menor. Confirma-se, também por este quociente, a importância dos

ácidos graxos como mantenedores energéticos desta situação.

RECUPERAÇÃO DO ESFORÇO

O tecido adiposo vai sensivelmente decrescendo sua lipólise e o fígado suas neoglicogênese e cetogênese, enquanto o músculo empurra o equilíbrio - dinâmico das proteínas no sentido anabólico.

*Importante

O excesso de gordura eleva a concentração de triglicerídeos e do colesterol (no sangue, e o produto das gorduras dentro dos músculos inibe o transporte de glicose para o seu interior.