o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 23 de maio de 2010

INGERIR CARBOHIDRATOS

Você vai precisar espaço para esse nutrientes antes e depois do exercício. A diferença é o tipo mais indicado para cada momento. A agora que o treino é mais longo e intenso, seu corpo vai pedir mais energia durante a corrida.
Antes do exercício é bom escolher os carbohidratos de baixo indice glicêmico( pão, massa integral, barra de cereais e frutas cítricas) que tem digestão lenta, favorecem a queima de gordura e dosam melhor a energia ao longo do exercício, pois fazem com que a glicose do alimento seja armazenada em forma de glicogênio muscular e não de gordura.
Depois do exercício é menlhor os carbohidratos de alto indice glicêmico( pão, biscoito de farinha branca e suco de frutas), que vão repor a energia de maneira rápida e eficiente, pois fazem o corpo produzir uma quantidade grande de insulina, hôrmonio que tranporta açucar em forma de glicogênio para dentro do músculo.
Importante que para o aluno ter sucesso na atividade física devem os exercícios estarem agregados com uma dieta alimentar seja para emagrecer como aumentar a massa corporal.
Assim não adianta pensar que o exercício físico somente adianta pois o mesmo não é milagroso, a função da atividade física é melhorar o bem-estar das pessoas aumentando sua qualidade de vida para que não adquiram doenças relacionadas ao sedentarismo como: diabete, hipertensão, problemas cardíacos, osteoporose e outros.

prof.Esp.Luiz Alceu S.Cidreira

sábado, 15 de maio de 2010

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INFANTIL E PESO CORPORAL

Índices infantil de crescimento:

0-06 anos - aumento rápido de crescimento
06-10 anos - aumento moderado de crescimento
aceleração na adolescência - 12 anos meninas
- 14anos meninos
* as meninas sofrem a influência da menstruação quanto mais cedo a menarca mais rápido o estirão de crescimento.
* homens e mulheres diferença de 10cm no estatura para homens.
ALVO PARENTAL:
meninos= altura da mãe +(altura do pai -13cm)/2 após o resultado somar 9 e diminuir 9.
ex. o resultado deu o valor 1,50 então o alvo será 1,59 e 1,49.
meninas=altura pai+(altura mãe + 13cm)/2 após o resultado somar 10 e diminuir 10.
* o pico de maior velocidade de crescimento nas crianças é 12 meninos e 14 meninas podendo hoje em dia crescer até os 21 anos .
CÁLCULO DO INDICE MASSA CORPORAL INFANTIL:

idade- menino -menina
02 -18- 18
05- 17,1 -17,1
07 -17,8- 17,8
10 -19,9 -19,9
12- 21,7 -21,7
15 -23,9- 23,9

*o cálculo é altura x altura = o resultado
divide o peso pelo resultado da altura.
* outro exemplo é pegar o resultado da altura ao quadrado e multiplicar pelo número da tabela que você deseja para ver o peso ideal.
EX. 1,40 x 1,40=1,96
1,96 x19,9(valor tabela idade 10 anos ) = 39kg
referência: zeferino et al 2003

Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira
email:lascidreira@hotmail.com

sexta-feira, 14 de maio de 2010

ESTRUTURA DO TREINO RESISTIDO

O treinamento resistido é uma forma de exercício personalizado para o aluno o qual o professor através da avaliação física prescreve o treinamento de acordo com o objetivo do aluno.Algumas maneiras de prescrição neuromuscular:
Divisão dos exercício resisitido: profilaxia, reabilitação, lazer, competitivo e condicionamento físico.
Especificidade do treinamento: estrutura da série do exercício, especificidade do movimento, sobrecarga.
Qualidade física: primária ( força)
secundária ( resistência, velocidade, flexibilidade, coordenação, agilidade.)
Metodologia da estruturação: conceitos metodológico, avaliação e objetivos; fases do programa; teste específico; duração e frequência; tipo de montagem.
Sistema de treinamento resistido:
sistema multiplo série: resistência muscular, força, hipertrofia e potência.
sistema pirâmide: resistência muscular, força, hipertrofia.
sistema pausa e descanso: força e resistência a fadiga.
sistema de repetições parciais: força angular e resistência angular
Planificação de treinamento: microciclo, mesociclo, macrociclo.
Devem o professor montar os programas de exercício utilizando estes conceitos para os alunos de acordo com o tempo de atividade e experiência no treino resistido ( principiante, intermediário, avançado).

Prof. Esp. Luiz Alceu S. Cidreira

referência: congresso Brasileiro de atividade física e saúde de Jundiaí-SP.

domingo, 9 de maio de 2010

DOENÇAS CRÔNICAS E PREVENÇÃO

O exercício físico é uma forma de prevenção contra as doenças crônicas degenerativas que estão aumentando na população. Há importância de mudar o estilo de vida das pessoas é uma preocupação do ministério de saúde pois dados recentes do IBGE onde 40% das pessoas ficam durante três horas em frente da televisão e 28% fazem exercício físico regularmente no mínimo três vezes na semana.O país está com muit0s casos de doenças crônicas como obesidade, diabete, hipertensão tanto em adultos como nas crianças.

Ao começar a fazer uma atividade física o indivíduo deve passar por especialista para detectar a melhor maneira de começar os exercícios sem ocorrer risco de lesão tanto muscular e problemas de sobrecarga cardíaca devido o exercício não programado para o seu estado de saúde.Nas academias há avaliação física que deve ser obrigatória para os alunos praticante de atividade física, onde o profissional deverá fazer uma sessão de teste físicos no mínimo de 30 minutos e prescrever de acordo com os dados a melhor forma de atingir seu objetivo sem o risco de ocasionar lesão no aluno, com exercício restritivos no casos de doenças crônicas etc.

DOENÇAS CRÔNICAS CONHECIDAS:

Obesidade grau 3

Doença respiratória crônicas: asma, insuficiência respiratória, doenças pulmonares.

Doenças neuromusculares com comprometimento da função respiratória, como distrofia muscular.

Imunodeficiências: câncer, aids ou sistema imunitários.

Diabetes mellitus

Doença hepáticas: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática.

Doença renal

Doença reumática auto-imunes

Insuficiênci cardíaca.

Portadores de problemas cardíacos.



Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira

email: lascidreira@hotmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ATITUDE CORPORAL NAS ACADEMIAS

As academias transformam as passoas neste século que vivemos, pois a procura pelo corpo ideal não é mais um fator primordial para muitos indivíduos assim como para o sexo feminino a estética sempre foi visada na sociedade moderna.Hoje os centros de fitness agregam vários valores como a busca de motivação, bem-estar, saúde, social e estético para isso os profissionais devem estar interagido com aluno e formas de trabalhar com essa pessoa, que muitas vezes procura o estabelecimento com objetivos diferentes que nós imaginamos.
Os aducadores físicos devem preparar o aluno para movimentar o corpo e gastar energia através do bem estar, levando mais disposição e inserindo o exercício como uma rotina na sua vida em primeiro lugar.No segundo momento após integrado na academia buscar o rendimento do exercício na escolha dos objetivos do aluno em cima de uma prescrição de exercício adequada com mudanças nas modalidades ou tipos de exercício no caso da musculação.

Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com

quarta-feira, 5 de maio de 2010

AULA DE JUMP? CUIDADOS COM O CORPO

Atividade que exije muita motivação do aluno há uma sobrecarga muito grande a nivel de menbros inferiores para o organismo ,mas excelente para queima de gordura.A variação de intensidade na mesma aula elevando a frequência cardíaca a vários picos durante a mesma, faz o organismo não manter o estágio de equilibrio por muito tempo.Essa quebra da homeostasia aumenta a degradação da gordura principalmente na fase de recuperação após a aula durante o período de 01 hora.O jump serve para todas as idades o qual o aluno se mantém dentro do que consegue fazer, não há impacto nas articulações.
Alguns cuidados a serem orientados ao aluno:
- apoiar o calcanhar sempre no jump.
- flexionar o joelho na propulsão e apoio no aparelho.
-manter sempre o abdomen contraido.
- manter boa postura de menbros superiores.
-tomar água durante a aula.
-alongamento no início e final da aula.
-percepção de esforço entre 7 e 8 no exercício.
- caso tenha dor no peito parar imediatamente e avise seu professor.
-caso tenha dor abdominal observar a respiração junto com o movimento se continuar parar o exercício ou diminuir a intensidade.
- comer coisa leve antes da aula como fruta, suco, iogurte, pão com doce, café com leite.
- ingerir 30 minutos antes da aula.
O jump trabalha coordenação, força. resistência, agilidade, equilibrio.

Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com

O DERRAME A MORTALIDADE NO BRASIL

O uso de anticoncepcional ou reposição hormonal ,os hormonios aumentam a capacidade de coagulação do sangue estando sujeito a sofrer trombose ( formação de coagulo no interior de um vaso sanguineo). Condições genéticas favorecem o problema quando a utilização de cigarro aumentam 8 vezes o risco de AVC. A nicotina enrijece as artérias que irrigam o cérebro.
Atenção: mulheres que fumam não tomar pílulas.
GORDURA ABDOMINAL.
Acumulo de gordura abdominal leva o risco de diabete, hipertensão, colesterol alto.
Enxaqueca: quando ocorre dormência e sintomas visuais, principalmente associados a fumante e anticoncepcional.
Gravidez: quantidade de sangue no organismo aumenta alguns litros. Nos primeiros meses depois do parto, o sangue torna-se mais coagulável.
Hipetensão: diminuir o consumo de sal.

TIPOS DE AVC:
Hemorrágico (15%) - a artéria se rompe e torna um hematoma.Pode ser provocado por um aneurisma ( dilatação das artérias ).
Isquêmico (85%)- provocado por um coágulo formado em dépósito de gordura nas artérias ou no coração.
Como conhecer os sintomas:
- confusão mental dificuldade de fala ou compreensão.
- insensibilidade no rosto e perda de força nos braços e pernas.
-dificuldade na visão.
-dor de cabeça severa.

Referência: Saúde Bem-estar medicina; revista época;26 abril 2010,pag84 a 90


PROF. ESP. LUIZ ALCEU S. CIDREIRA
EMAIL:LASCIDREIRA@HOTMAIL.COM

domingo, 2 de maio de 2010

CAMINHADA NO PARQUE, É EXERCÍCIO?

Na atualidade a procura do bem-estar e saúde aumenta o número de pessoas exercitando-se,a necessidade de políticas públicas relacionada a orientação destas atividades,através de educadores físicos atendo as necessidades e objetivos das pessoas.
A caminhada é uma atividade física aeróbica mais recomendada pelos profissionais de saúde mas não é adequada para promover alterações fisiológicas nos jovens e adultos saudáveis, porque possui baixo consumo de oxigênio e calórico mas para pessoas idosas e com doenças crônicas degenerativas é um bom exercício físico.
O exercício físico deve ser: diversificado,individualizado, promover desafio, trabalhar com grande massa muscular, gasto calórico de 200 a 400kcal por sessão, frequência semanal de 3 vezes na semana, duração de 30 minutos no mínimo e princípio de progressão do treinamento mudando sempre os estímulos buscando alterações (cardiorrespiratória, resistência, força, velocidade, flexibilidade).
Finalidade do exercício: promover aptidão física, reduzir fator de risco e doenças crônicas (diabete, obesidade,hipertensão,cardiovascular) e promover saúde ( necessidade de saúde, estado clínico).
A importância de avaliação física para prescrição do exercício de forma eficiente o qual o profissional através da avaliação do aluno: histórico médico, perfil de fator de risco, carasterísticas comportamentais, aferição da pressão arterial, controle da frequência cardíaca utiliza estes dados para a elaboração do programa de exercício físico consciente.

Escrito por Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com