o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 6 de junho de 2010

A TEMPERATURA NA HIDROGINÁSTICA E ASPECTO FISIOLÓGICO CORPORAL

Ao entrar na água sofremos pressão de todos os lados.Esta pressão é mais percebida na altura do tórax, por isso devemos ter cuidado com indivíduos com capacidade vital diminuida ,devendo serem avaliados antes de entrar na hidroginástica.
A pressão hidrostática melhora a circulação periférica, sendo o exercício aquático uma ótima indicação para pessoas com problema de retorno venoso. A pressão hidrostática promove uma leve vasoconstrição e a água morna, uma vasodilatação, de modo que, se o indivíduo sair rapidamente da piscina com temperaturas altas ( 36°C a 38°C ) a pressão hidrostática não irá fazer efeito, resultando numa vasodilatação brusca, deslocando sangue para zonas periféricas podendo causar um colapso circulatório .POR ISSO A NECESSIDADE DA TEMPERATURA RECOMENDADA PARA HIDROGINÁSTICA É DE 27°C A 3O°C.
O indivíduo ao entrar na água a 28°C poderia achá-la fria, pois a temperatura corporal da pele é de 33,5°C .As pessoas obesas a percepção da temperatura é diferente pois a gordura corporal forma uma ¨capa¨térmica isolante então numa temperatura a 26°C sentem-se bem, mas em ambiente muito quente a não dissipação de calor de forma adequada provocando excesso de temperatura corporal e abaixar a pressão arterial nas pessoas obesas.
CALCULE SEU PESO CORPORAL NA ÁGUA:
PH= - 4,33 + 0,23 x peso corporal.
PH= peso hidrostático
*esse cálculo e pessoa com os ombros fora da água e braços.

prof. esp .Luiz Alceu S.Cidreira

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TREINOS DE MUSCULAÇÃO DE ELITE

O treinamento de musculação existe muitas variaveis de acordo com o objetivo do aluno, para isso a necessidade de conhecimento dos métodos de esforço máximos que se utiliza para montagem de treinos para seu aluno.
O que será escrito é que muitos alunos preferem exercícios com altas cargas e pouca repetições para aumento da hipertrofia muscular mas é uma incognica a nível de recrutamento de unidades motoras da fibra muscular então explicando uma série de 4 repetições com peso máximo não leva a hipertrofia muscular e sim a força porque o desempenho mecânico é muito pouco consequentemente a degradação de proteínas é baixa.
MÉTODO DE ESFORÇO MÁXIMO: séries de 1 a4 repetições com carga máxima
o excesso deste treinamento leva o aluno ao supertreinamento e lesões com os seguintes sintomas: decréscimo do vigor, elevação da depressão e ansiedade, sensação de fadiga no período matinal, percepção aumentada do esforço quando do levantamento de um peso fixado e alta pressaõ sanguinea.
MÉTODO DE ESFORÇO REPETIDO:repetição com carga submáxima levando o aluno a exaustão no final do exercício.
recrutamento de todas as unidades motoras tanto lentas como rápidas, ocasionando a hipertrofia muscular tanto coordenação intramuscular e intermuscular.
MÉTODO DE ESFORÇO DINÂMICO:utilizado em treinos para resistência o qual a velocidade faz parte do princípio do treino.
Bom como literatura este aprendizado e utilizado como deverá ser executado o seu treino no momento da força e não os sistemas de treinamento como bi-set, blitz, piramide etc.
Com relação as RM (repetições máximas) o ideal é 5 a7 ou 10 a12 para treinos de competição de elite.Estes métodos de treino é usado no desporto de competição como arremesso de peso, levantamento olimpico, supino et