o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CARDIOPATAS E EXERCÍCIO FÍSICO

O exercício físico caracterriza-se por uma situação que retira o organismo de sua homeostase, pois implica no aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e, consequentemente , do organismo como um todo. Assim para suprir a nova demanda metabólica , várias adaptações fisiológicas são necessárias e, dentre elas, as referentes a função cardiovascular durante o exercício físico.
Em relação aos exercícios termos os dinamicos onde há contração muscular e movimento articular e os estáticos aumentam a frequencia cardíaca a resistência vascular periférica e pressão arterial. Já nos exercícios dinamicos não há obstrução mecânica do fluxo sanguineo , de modo que a frequencia cardíaca é maior , mas menor é o aumento da pressão arterial.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a reabilitação cardíaca é a somatória das medidas necessárias para garantir a pacientes cardiopatas as melhores condições físicas, mentais e sociais, de forma que eles consigam levar uma vida ativa e produtiva para sociedade. Os pacientes cardiopatas o exercício físico são desenvolvidos com o propósito de proporcionar melhor qualidade de vida, com enfase no gasto calórico de 2200kcal/semana diminuindo o risco arteriosclerótico e aumento do HDL.
A fisiologia do exercício explica que o principal é o sistema cardiovascular estar em otíma capacidade funcional para suportar os exercícios resistidos como musculação pois quanto maior a condução de oxigenio no musculo melhor será a recuperação do esforço.
O cardiopata deve trabalhar a intensidade de 110 a 135 bpm no exercício aeróbico como caminhada todos os dias na distância de 3km juntamente com exercício de musculação para os grandes grupos musculares com pouca carga e moderada repetição para adquirir força, resistência muscular e melhorar a resistência insulinica. Deve-se tomar cuidado com exercíco estáticos e controlar a respiração sem apnéia no movimento corporal. Após a sessão de exercício alongar a musculatura trabalhada e repousar no ambiente ( sentar) durante 10 minutos para recuperação do esforço. Caso sinta-se cansado ou dor no peito, dor de cabeça após a sessão relatar ao professor pois a intensidade do exercício deve ser diminuída.

colunista da revista roteirodamoda.com
matéria de dezembro, 2010
Prof. Luiz Alceu Santos Cidreira
Fisiologista do exercício

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SINDROME DO ABDOMINAL, como perdera barriga

Um abdomen compacto melhora o movimento de flexão do quadril responsável pelo movimento do joelho, aumentando a passada e melhor rendimento nas corridas.Treinar o musculo tranverso do abdomen ajuda no arremesso e socos nos esportes.A postura correta necessita de um abdomen forte para que não haja sobrecarga nos lombares ocasionando uma inclinação dos mesmo o qual provoca doenças como hérnia de discos, artrose e desvios na coluna.
O reto abdominal é constituido de 46% de fibras lentas ( resistentes a fadiga ) e 54% de fibras glicolíticas. No aspecto fisiológico esta musculatura é grande e consome bastante carbohidrato, quando não gasto este substrato há o acumulo de gordura na região devido ao seu metabolismo que precisa de gordura para proteção dos orgãos.Segundo algumas pesquisa o ideal é 80 cm de circuferência de abdomen para as mulheres e abaixo de 94 cm para os homens na linha do umbigo.
A disciplina é muito importante no treino de abdomen, pois a necessidade de controle alimentar como proteína, frutas, legumes, água e carbohidrato de baixo índice glicêmico. O treinamento de abdomên deve ser no mínimo três vezes na semana e procurar trabalhar o grupo inteiramente no dia da sessão para maior gasto energético, alternando contração lenta e rápida no movimento nas séries.
O resultado do abdomen depende de força, variação de estímulo, diferenciação de exercício e volume (repetição).
DICAS: o aluno na primeira série executou 40 repetições de abdominal.Qual será o seu treinamento?
O aluno deverá fazer séries de (1x42), (1x42), (1x44) e (1x46).
Observação: a variação deve ser de 10% a 20% entre a 1º e 4º série.
Descanso entre séries 1 minuto.
No momento que o aluno executar muita repetição passando de 60% de variação utilizar carga no peitoral.

artigo publicadona revistadamoda.com

Prof: LUIZ ALCEU SANTOS CIDREIRA
Fisiologista do exercício

LESÃO MUSCULAR NOS ATLETAS DE FINAL DE SEMANA

A atividade física nos finais de semana é muito perigosa devido o risco que o sistema musculoesquelético sofre com as sobrecargas impostas pelos exercícios executados e as intensidades aplicadas de maneira inadequada no organismo da pessoa sedentária.
O corpo humano é um complexo de músculos e articulações onde cada um executa as funções. No caso dos músculos temos os agonistas que são os responsável pelos movimentos; antagonistas que liberam o movimento; sinergistas que auxilia o movimento e estabilizador fixam as articulações. Quando a musculatura não está preparada para o esforço, a falta de treinabilidade para o esporte, encurtamento muscular, diferença muscular no músculo agonista e antagonista mais que 20% de força nos menbros inferiores ( quadriceps e isquiotibiais) acontece as lesões musculares ou desvios posturais.
As lesões musculares mais populares nos jogadores amadores são estiramento muscular, contraturas e lesões tendíneas a nivel de tornozelos e joelhos.
Com relação a coluna vertebral é como se fosse uma árvore com vários galhos, a qual cada ramificação é responsável pelo movimento de um menbro do corpo.Pois a coluna é composta por disco e inervações. Os músculos mantém a sustentação destes ossos suportando a gravidade para que o indivíduo mantenha na posição ortostática.Temos os músculos posturais tonicos como abdominal, grande dorsal e paravertebral que são muito resistente inibindo a fadiga rápida, mas quando há fraqueza muscular por falta de exercício, ocorre um desequilíbrio na musculatura aparecendo os desvios posturais como: cifose, escoliose e lordose aumentando o risco de lesão na coluna.
O importante é fazer atividade física regularmente para que a musculatura se torne resistente e alongada dando ênfase nos grandes grupos musculares: peitoral, costas, abdominal, glúteo, quadriceps, isquiotibiais e solear.
O atleta para diminuir o risco de lesão é necessário realizar um trabalho aeróbico de 10 minutos antes da partida seguido de alongamento ativo, preparando o sistema musculoesquelético para o esforço a se realizar.

artigo publicado na revistadamoda em set/010

Profº.Luiz Alceu S. Cidreira
Fisiologista do exercício