o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 30 de janeiro de 2011

BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO NO ATAQUE CARDÍACO


Atividade física regular reduz a probabilidade de ocorrer uma ampla variedade de problemas de saúde, incluindo o risco de ter um ataque cardíaco.O mecanismo biológico que a atividade física reduz a taxa de mortalidade são: menor frequência cardíaca e pressão arterial em repouso,maior contração do miocárdio(coração),menor adiposidade, maiores níveis de colesterol lipoprotéico dealta densidade(HDL). Outros fatores coadjuvantes associados a possibilidade de ter um ataque cardíaco? Obesidade, fumo, diabetes, colesterol, pressão alta, estresse, sexo masculino,menopausa nas mulheres.Com relação ao coração o musculo cardiaco que era irrigado previamente com oxigênio através do sangue agora deixa de recebe-lo e morre por isso que um ataque cardíaco é denominado infarto do miocardio. A gravidade do evento está relacionado pela localização exata do bloqueio dentro das artérias. O controle do colesterol sanguíneo total é muito importante para detectar o risco de coronopatia.O LDL tem como função fornecer colesterol às células para síntese das membranas celulares e dos hormônios esteróides, como essas lipoproteinas revestem a parte interna das artérias, pode resultar em sua oxidação ocorrendo em acúmulo de colesterol dentro das artérias e na formação de uma placa arteriosclerótica.Já as moléculas de HDL penetram na circulação como partículas plenamente maduras, pois são isentas de colesterol.Realizam a função de varredores levando o colesterol LDL de volta dos tecidos periféricos para o fígado para que se processe a excreção na bile.Outro componente bioquímico é o VDLC é representado pelo triglicerídio,outra gordura do sangue cuja capacidade detectar o futuro surgimento de problema cardíaco.

O exercício físico atua no colesterol HDL, de acordo com a concentração no sangue o treinamento, o volume de exercício completo durante o periodo,hábito dietético, modificação no peso corporal podem alterar o resultado. Para verificar estas modificações é importante avaliar a dispêndio calórico semanal(1000 ou mais kcal/semana) equivalente a uma caminhada ou um trote de aproximadamente 16km/semana),antes do HDL ser afetado positivamente.Com treinamento os benefícios são aumento das densidades capilares musculares quanto aumento na atividade da Lipoproteína Lipase do músculo esquelético.

A Lipoproteína Lipase fica localizada na endotélio capilar e é responsável pelo catabolismo das Lipoproteínas ricas em triglicerídios e pela conversão do colesterol HDL.Após o treinamento a Lipoproteína estão em níveis mais altos responsável pela formação do HDL.Essas modificações prolongam a vida das pessoas e a concentração de HDL dentro do organismo.

O importante é conciliar a atividade aeróbica contínua como(correr, caminhar, pelalar), no trabalho de exercício físico para melhorar o metabolismo celular.Segundo uma pesquisa realizada a distãncia de 3 Km todos os dias melhora o volume máximo de oxigênio das pessoas sedentárias o qual devem utilizar uma intensidade leve a moderada dentro de seu limite de condicionamento físico.(CIDREIRA, Luiz Alceu; Avaliação da distância como método aeróbico de controle;2010)