o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

quinta-feira, 24 de março de 2011

TREINAMENTO FÍSICO E VALE TUDO

Atualmente, as artes marciais é uma atividade com bastante procura nas academias, devido a disciplina, motivação e a variação dos treinamentos. O marketing com a publicidade no mercado televisivo como ( UFC) fez as modalidades como MUAY-THAI e JIU-JITSU aumentarem a adesão de alunos em busca de performance física e saúde.As lutas são esportes que utilizam movimentos específicos para o rendimento físico com gasto calórico elevado, devido a necessidade de adequar um condicionamento especial para os gestos motores, há uma variação da frequência cardíaca e pressão arterial, muitas vezes, o indivíduo não está preparado para está situação, levando-o à hipoglicemia e à hipotensão postural durante o treinamento, caso não tenha o condicionamento adequado para a modalidade.

A capacidade física na luta é o fator primordial para a qualidade técnica do lutador, onde a força, potência, velocidade, agilidade, coordenação, resistência , flexibilidade devem ser trabalhadas em conjunto, buscando o equilíbrio do corpo. O aluno para obter um desempenho adequado na atividade física, no aspecto saúde, necessita uma avaliação física para um maior controle de intensidade no seu treinamento, buscando a maximização de seu resultado de uma forma eficaz e equilibrada, pois não adianta “SER FORTE E NÃO POSSUIR VELOCIDADE.”

No atleta, deve o profissional ( treinador) diminuir o déficit de força entre os menbros inferiores, buscando um equilíbrio muscular com exercício de arranco, arremesso, agachamento, puxada alta através de uma periodização de treinamento. Utiliza-se o método inverso observando o grau de desiquilíbrio muscular nas articulações do ombro, quadril e punho. A base do exercício para melhorar o rendimento na arte marcial é a musculação com período de 05 semanas na adaptação e após, controle de carga através das intensidades, visando a superação de seus limites, através de teste de 1 RM.Assim, a importância do exercício aeróbico contínuo para o atleta de luta é fundamental, pois quanto mais oxigênio na corrente sanguínea menor será a entrada de hidrogênio na musculatura, causando retardo da fadiga muscular.É importante o treinador aumentar a força relativa do atleta devido a especificidade da luta, tornando-o mais forte fisicamente.

por Prof. Luiz Alceu Santos Cidreira - Fisiologista do exercício

Um comentário: