o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TREINAMENTO DESPORTIVO

Um dos princípios básicos do treinamento desportivo é o princípio da sobrecarga, que em conjunto com o princípio da especificidade regem o treinamento moderno independente da modalidade.

Esse dois princípios que são respeitados pelos autores da periodização tática onde através do sistema de jogo, aumenta-se o sobrecarga de treino, o deixando mais intenso e denso, proporcionando ao futebolista uma especificidade total na aplicação do treino com bola.

Contudo o princípio da sobrecarga não é respeitado na aplicação do treino de força dentro desse método. Apenas adaptar o sistema neuromuscular do futebolista aos sistemas de jogo, por mais intenso que seja não gera nenhuma sobrecarga para o ganho nem tão pouco manutenção de força, pelo contrário, se não for bem trabalhada causa perdas significativas de força ao futebolista.

Para se gerar uma sobrecarga dentro do treino de força, deve-se colocar obstáculos para que o futebolista possa desafiar e vencer esses desafios, que passam por levantar pesos, saltar, ou até mesmo tracionar obstáculos como o trenó, depois desses exercícios, a transferência para o modelo de jogo seria sim o complemento para possibilitar ao atleta um ganho de força e posteriormente uma adaptação específica dentro do campo de jogo.

Com esse método bem sincronizado, o ganho de velocidade, seria conseqüência natural pois a junção de um treino de força bem equilibrado e uma transferência plena para o treino específico, possibilitariam ao futebolista um ganho objetivo e imediato de velocidade específica de deslocamento em campo (mudança de direção).

Com isso posso afirmar que como estão dizendo os autores e seguidores do método que o cargo de preparador físico esta em extinção, é um grande equívoco, pois esse cargo esta em adaptação ao uma nova forma de se treinar e atuar.

A função do preparador físico moderno cada dia mais será de treinar e possibilitar ao atleta de futebol um ganho equilibrado de força específica para em campo com o sistema de jogo através dos métodos específicos seguir os conceitos da periodização tática e conseguir render em alto nível não apenas durante os noventa minutos e sim ao longo de toda temporada competitiva.

Vale uma reflexão aos seguidores assíduos do método que por muitas vezes não analisam e apenas repercutem aquilo que lêem e principalmente observam dentro dos treinamentos e falas das pessoas que defendem a periodização tática.

Não é possível um futebolista atuar mais de cinqüenta jogos em uma temporada sem um treino de força que proporcione um equilíbrio muscular e um lastro de rendimento que suporte a temporada competitiva, por isso que clubes que seguem os princípios da periodização tática como Barcelona, Real Madrid e Chelsea (para não citarmos mais) aplicam sim protocolos rígidos de treinamento de força para possibilitar o alto rendimento dos seus atletas, por mais que as pessoas que ditam a regra sobre o método digam que não, é uma inverdade, os treinos são executados sim e de forma completa ao longo da temporada competitiva.

O que certamente está se extinguindo é o preparador físico tradicional que apenas manda correr sem se preocupar com as decorrências específicas do treinamento do desporto. Cada dia mais o preparador físico no futebol é aquele que proporciona um equilíbrio muscular ao atleta de futebol através do ganho de força específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário