o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

LESÃO MUSCULAR NOS ATLETAS DE FINAL DE SEMANA

A atividade física nos finais de semana é muito perigosa devido o risco que o sistema musculoesquelético sofre com as sobrecargas impostas pelos exercícios executados e as intensidades aplicadas de maneira inadequada no organismo da pessoa sedentária.
O corpo humano é um complexo de músculos e articulações onde cada um executa as funções. No caso dos músculos temos os agonistas que são os responsável pelos movimentos; antagonistas que liberam o movimento; sinergistas que auxilia o movimento e estabilizador fixam as articulações. Quando a musculatura não está preparada para o esforço, a falta de treinabilidade para o esporte, encurtamento muscular, diferença muscular no músculo agonista e antagonista mais que 20% de força nos menbros inferiores ( quadriceps e isquiotibiais) acontece as lesões musculares ou desvios posturais.
As lesões musculares mais populares nos jogadores amadores são estiramento muscular, contraturas e lesões tendíneas a nivel de tornozelos e joelhos.
Com relação a coluna vertebral é como se fosse uma árvore com vários galhos, a qual cada ramificação é responsável pelo movimento de um menbro do corpo.Pois a coluna é composta por disco e inervações. Os músculos mantém a sustentação destes ossos suportando a gravidade para que o indivíduo mantenha na posição ortostática.Temos os músculos posturais tonicos como abdominal, grande dorsal e paravertebral que são muito resistente inibindo a fadiga rápida, mas quando há fraqueza muscular por falta de exercício, ocorre um desequilíbrio na musculatura aparecendo os desvios posturais como: cifose, escoliose e lordose aumentando o risco de lesão na coluna.
O importante é fazer atividade física regularmente para que a musculatura se torne resistente e alongada dando ênfase nos grandes grupos musculares: peitoral, costas, abdominal, glúteo, quadriceps, isquiotibiais e solear.
O atleta para diminuir o risco de lesão é necessário realizar um trabalho aeróbico de 10 minutos antes da partida seguido de alongamento ativo, preparando o sistema musculoesquelético para o esforço a se realizar.

artigo publicado na revistadamoda em set/010

Profº.Luiz Alceu S. Cidreira
Fisiologista do exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário