o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 2 de maio de 2010

CAMINHADA NO PARQUE, É EXERCÍCIO?

Na atualidade a procura do bem-estar e saúde aumenta o número de pessoas exercitando-se,a necessidade de políticas públicas relacionada a orientação destas atividades,através de educadores físicos atendo as necessidades e objetivos das pessoas.
A caminhada é uma atividade física aeróbica mais recomendada pelos profissionais de saúde mas não é adequada para promover alterações fisiológicas nos jovens e adultos saudáveis, porque possui baixo consumo de oxigênio e calórico mas para pessoas idosas e com doenças crônicas degenerativas é um bom exercício físico.
O exercício físico deve ser: diversificado,individualizado, promover desafio, trabalhar com grande massa muscular, gasto calórico de 200 a 400kcal por sessão, frequência semanal de 3 vezes na semana, duração de 30 minutos no mínimo e princípio de progressão do treinamento mudando sempre os estímulos buscando alterações (cardiorrespiratória, resistência, força, velocidade, flexibilidade).
Finalidade do exercício: promover aptidão física, reduzir fator de risco e doenças crônicas (diabete, obesidade,hipertensão,cardiovascular) e promover saúde ( necessidade de saúde, estado clínico).
A importância de avaliação física para prescrição do exercício de forma eficiente o qual o profissional através da avaliação do aluno: histórico médico, perfil de fator de risco, carasterísticas comportamentais, aferição da pressão arterial, controle da frequência cardíaca utiliza estes dados para a elaboração do programa de exercício físico consciente.

Escrito por Prof.Esp.Luiz Alceu S. Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário