o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 18 de abril de 2010

METABOLISMO LÍPIDICO E VO2MAX

A pricipal função dos lipidios é fornecer energia para o organismo na forma de acidos graxos livre e glicerol através da lipólise.O ácido graxo são captados por diversos tecidos, especialmente os músculos durante o exercício onde é convertido em acilCOa graxo.Por isso a ingestão de carbohidrato pode inibir a queima de gordura porque também geram acilCOa que em excesso é precursor da síntese lipídica.

Os lipideos são considerados o principal substrato em exercício físico de baixa intensidade e longa duração, depende de varios fatores como o nível de condicionamento físico, sexo, concentração de ácidos graxos no plasma, fatores hormonais e quantidade de carbohidrato disponível no organismo..Durante o exercício, a maior parte dos lipideos utilizados como forma de energia deriva da circulação na forma de ácido graxo livre.A medida que a intensidade da sessão aumenta a entrada de glicose no músculo se torna mais rápido porque sua absorção não depende de oxigênio, isto é o músculo está em hipoxia.(ASTERINO,2000). A oxidação lipídica alcança valores máximos entre exercício a 55 a72% do Vo2max.

Indivíduos treinados iniciam o processo de oxidação lipídica previamente que os sedentários, que devem permanecer mais tempo na atividade, porque com o treinamento aeróbico a um aumento de número de mitocondrias recebendo mais ácidos graxos par oxidação.



Escrito por: Prof.Esp. Luiz Alceu S. Cidreira



Referência: MORAGONO, A.F.C e WELKER A. F.Otimizando perda de gordura corporal durante os exercícios;UCS, v.01,n 02,pp 363-376

Nenhum comentário:

Postar um comentário