o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

domingo, 25 de abril de 2010

QUALIDADE DE VIDA

Uma vida saúdavel passa por uma boa alimentação, exercício físico, prática de esporte e pelo trabalho.Como deveremos conciliar horas de trabalho incessante com uma vida saúdavel?
Muitas pessoas estão sofrendo complicações das loucuras do dia-dia não se importando com os cuidados do corpo.Muitas vezes a doença não é consequência apenas da inatividade pois o nosso organismo precisa de resistência contra o estresse do dia e aumentar a imunidade contra as doenças crônicas degenerativas , através do equilibrio psicológico, nutricional e funcional na busca do bem-estar.
A sessão de exercício deve ser controlada pelos indices fisiológicos do organismo como frequência cardíaca, lactato, pressão arterial, calorias, histórico de risco que deve ser prescrito pelo profissional de educação física para que não haja lesão no treinamento e alcance os objetivos proposto pelo aluno.Segundo a ACSM (american college sport medicine) que comanda a orientação de exercício a pessoa deve fazer uma atividade física no mínimo de 150 a 350 kcal na sessão para adaptar uma adaptação fisiológica no organismo mas para isso o aluno deverá passar por uma avaliação física aeróbica, funcional, força, flexibilidade, postural e psicológica sobre seu estado de treinamento.Com relação a atividade aeróbica no mínimo 30 minutos contínuo ou acumulado na sessão a nível de atividade física não de exercício físico.
Exercício físico é uma atividade planejada de acordo com os índices fisiológicos após uma avaliação física utilizando intensidade e volume na sessão para atingir o objetivo do aluno.
Atividade física é tudo que o indivíduo faz saindo do estado de repouso e com gasto calórico, mas não é planejado.Exemplo futebol duas vezes na semana com os amigos, volei etc.
A caminhada na rua ou praça é uma atividade física porque não acarreta variáveis fisiológicas com intensidade que promova resultados satisfatório para o indivíduo ao menos que seja da terceira idade ou possua alguma doença crônica adquirida.

Escrito por: Prof. Esp. Luiz Alceu Santos Cidreira
email: lascidreira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário