o que é avaliação fisica?


TREINAMENTO FUNCIONAL, EXERCÍCIO TERAPÊUTICO, FORTALECIMENTO MUSCULAR,AVALIAÇÃO FÍSICA, LESÃO MUSCULAR, RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MÉTODO DE PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO AERÓBICO

VALIDAÇÃO DO MÉTODO PARA PRESCRIÇÃO DE TREINAMENTO AEROBICO EM ESTEIRA UTILIZANDO A DISTÂNCIA COMO PARÂMETRO DE CONTROLE.

AUTOR:PROF. LUIZ ALCEU SANTOS CIDREIRA

ORIENTADOR: PROF. Ms. ERICSON PEREIRA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

DATA: 14/08/2010

RESUMO

Atualmente o exercício físico é uma necessidade absoluta para a qualidade de vida, pois com o desenvolvimento científico e tecnológico deparamos com o sedentarismo que compromete a saúde do indivíduo. Apenas 12,7% das mulheres no Brasil estão envolvidas em programas de treinamento aeróbico (FARIA, 2008) . A avaliação da aptidão cardiorrespiratória por meio da estimativa do consumo máximo de oxigênio (Vo2max.) é de fundamental importância para se verificar a resistência aeróbica nas mulheres. A aptidão cardiorrespiratória é aceita como o mais importante componente da aptidão física relacionada à saùde e melhoria da manutenção, situam-se entre os principais objetivos de qualquer programa sistemático de exercício ( ACSM,1991). O objetivo desse estudo é avaliar a resistência aeróbica no treinamento aeróbico em esteira rolante sobre a capacidade cardiorrespiratória em mulheres sedentárias de meia idade. A amostra composta por 30 participantes com idade 30 e 45 anos, a avaliação será através do teste ciclo ergométrico de ASTRAND. O teste t será utilizado para comparar o desempenho pré e pós teste.

Palavras-chave: Avaliação física, treinamento aeróbico, treinamento contínuo, distância, teste de ASTRAND.

ABSTRACT

Today physical exercise is an absolute need for quality life, because with the scientific and technological development an increase in sedentary. Only 12.7% of women in Brazil are engaged in programs of aerobic training (FARIA, 2008). The assessment of cardiorespiratory fitness by estimating the maximum oxygen consumption (VO2máx.) is of fundamental importance to verify the aerobic endurance in women. Cardiorespiratory fitness is accepted as the most important component of physical fitness related health. Its improvement and maintenance are among the main goals of any systematic program of physical exercise (ACSM, 1991). The purpose of this study is to assess aerobic endurance in aerobic training on a treadmill on cardiorespiratory fitness in sedentary middle-aged women. The sample comprised 30 participants between 30 and 45 years old, the assessment will be through the Astrand´s teste (cicle ergnonometric). The t test is used to compare performance before and after testing.

Keywords: Physical assessment, aerobic training, continuous training, Distance, Astrand test

1. INTRODUÇÃO

A avaliação física é uma ferramenta de fundamental importância dentro da atividade física e saúde, o processo de avaliação informa qual o estado atual de condicionamento físico e fisiológico, indicando os fatores que devem ser melhorados e, por vezes, fornece um parâmetro de orientação e controle de treinamento, como a velocidade de limiar anaeróbico, as alterações corporais que ocorrerem durante a evolução do programa de exercício físico e as correções necessárias nos objetivos do aluno. É de fundamental importância o conhecimento prévio do aluno, classificando o seu perfil e risco de doenças e identificando qualquer contra indicação para o teste antes de iniciar o processo de avaliação de aptidão física (PITANGA,2008).

A avaliação física através dos testes de aptidão física relacionada a saúde quando realizadas em uma única sessão de acordo com (HEYWARD,1997). Deve seguir a seguinte sequência: medidas da pressão arterial, frequência cardíaca de repouso, composição corporal, capacidade aeróbica, força e flexibilidade. Porque os indivíduos sedentários podem sofrer influências na frequência cardíaca caso o teste de força aconteça antes dos testes de capacidade aeróbica, o qual utiliza a freqüência cardíaca como referência para cálculo do consumo máximo de oxigênio (PITANGA, 2008).

Existem outros testes para obter o consumo máximo de oxigênio como os testes máximos indiretos e submáximos que são muito utilizados pelos avaliadores físicos na área de saúde e desportiva, devido o baixo custo financeiro e sua fácil aplicação na prescrição do treinamento. Esses testes utilizam equações de predição para estimar o consumo máximo de oxigênio de acordo com os protocolos existentes. Os testes são realizados no cicloergômetros, bancos e esteiras elétricas que tenham como variáveis inclinação e velocidade, que devem ser mudadas dependendo do protocolo utilizado podendo haver aumento da velocidade , aumento da inclinação ou de ambos. Alguns desses protocolos são designados para populações específicas como sedentários, atletas e pessoas alto risco.

Para mensurar o VO2max são utilizados diferentes aparelhos como: bicicleta ergométrica, esteira rolante, o banco e outros recursos para se aproximar o máximo possível da modalidade. Além disso, em teste com utilização de aparelhos de ergoespirometria, existe a variabilidade entre avaliadores, o que pode resultar em um erro de aproximadamente 7% entre o VO2max medido e o VO2max predito em equações (GUEDES; 2006).

A capacidade aeróbica sofre ainda a influência de fatores que contribuem para melhorar seu desempenho incluindo hereditariedade, sexo, idade, capacidade máxima do sistema respiratório e cardiovascular, células sanguíneas (hemoglobina), tipos de fibras musculares, número de mitocôndrias, composição corporal e o treinamento que influenciam diretamente a aptidão física do indivíduo (KISS et al, 2003).

Os fatores genéticos respondem de 25% a 40% das variações nos valores de VO2max (TAMBS e colaboradores;1994), provavelmente determinam os limites a serem atingidos pelos indivíduos, enquanto o treinamento pode modificar a expressão do VO2max podendo atingir os valores máximos dependendo da treinabilidade. Com relação ao sexo feminino, há um decréscimo de VO2max com a idade devido ao aumento da gordura subcutânea, que diminui o condicionamento físico do ser humano por causa da baixa captação de oxigênio no metabolismo aeróbico (KISS et al, 2003). Com a diminuição do percentual de gordura ocorre aumentos de 20% a 40% no VO2max relativo. Já a influência do sexo é um fator determinante no VO2max, pois, as mulheres são baixas na maioria, e apresentam menos massa muscular e a capacidade aeróbica utiliza a unidade de peso corporal, então aquelas mulheres com mais gordura e menos músculos terão algumas desvantagens ( BRIAN,1998).

O valor da capacidade aeróbica (VO2max) é considerado como o melhor índice da aptidão física, sendo um dos índices confiáveis de determinação da saúde somática. Saúde somática é caracterizada pelo funcionamento harmonioso de todos os sistemas fisiológicos do organismo humano (McARDLE et al 1998).

A atividade física para mulheres deve ser capaz de reduzir os efeitos deletérios do sedentarismo. Para assegurar os benefícios da prática regular do exercício deve-se obedecer a determinados princípios de treinamento que afetam o VO2max como: nível de aptidão, características individuais, intensidade, volume, frequência, tipo de exercício e progressão de treino estes são os principais parâmetros observados no exercício físico (LEITÃO et al,2000).

Quando o praticante se engaja em um exercício tal como caminhada ou jogging em um nível acima de sua atividade diária normal (carga), o mesmo sobrecarrega os músculos e outros sistemas. O exercício moderado faz com que o tecido ósseo se torne mais forte e mais denso juntamente com fortalecimento dos ligamentos, tendões, tecidos conjuntivos e músculos. Por isso, o exercício deve ter aumento de carga gradual de trabalho para que não ocorram lesões no organismo (BRIAN,1998) . A frequência de 03 (três) vezes na semana é o ideal para o iniciante de atividade física principalmente com exercício aeróbicos para melhorar o VO2max, juntamente com a duração de 30 minutos (GUETHS, 2003).

O controle de intensidade do exercício é um princípio de treinamento muito importante, pois a utilização da percepção de esforço, em virtude deste método ser acessível e apresentar ampla aplicabilidade, dispensando equipamentos específicos e/ou extensiva experiência dos sujeitos, permitindo quantificar os sinais oriundos dos sistemas cardiorrespiratórios e neuromusculares durante o exercício. A percepção subjetiva de esforço (PSE) tem sido utilizada para mensurar o esforço em diversas populações (HASSAN et al, 2009).

Acredita-se que o treinamento com distância excessiva produz as maiores adaptações aeróbicas, tanto na circulação central quanto nos tecidos periféricos (FOX, 2000). No geral, a sobrecarga é conseguida aumentando a duração do exercício, porém, a intensidade do esforço só deverá aumentar progressivamente à medida que são obtidos os aprimoramentos induzidos pelos treinamentos (McARDLE, 1992). Já a frequência cardíaca do exercício poderá ser utilizada para estimar o consumo de oxigênio, durante a atividade física semelhante, tais como o exercício de pedalar, correr, andar e nadar. Esta abordagem pode ser utilizada como controle do treinamento podendo ser medido durante a atividade física (McARDLE, 1992)

A frequência cardíaca (FC) aumenta linearmente com aumento de carga de trabalho, quanto mais elevada a carga, mais tempo seria necessária para estabilização da frequência cardíaca (KISS, 2003). Normalmente a intensidade é correlacionada com a FC no exercício aeróbico como controle de treinamento, sendo utilizada na atividade física e saúde o cálculo da FC pela de Karvonen que utiliza FC de repouso como parâmetro de condicionamento físico, porque está correlacionada com o VO2max predito do indivíduo. A frequencia cardíaca de treinamento é um conveniente indicador externo de consumo de oxigênio, uma maneira simples de medir a intensidade de exercício, mas não é um fim si mesmo (KISS, 2003).

Equação 1 : Karvonen: FCT=%T(Fcmax-Fcrepouso) + Fc repouso.

Onde: Fct= freqüência cardíaca de treinamento.

%t= percentual de intensidade de treinamento.

Fcmax= freqüência cardíaca máxima.

Fc repouso= freqüência cardíaca repouso.

Estudo sobre treinamento mostrou que ganhos máximos em capacidade aeróbica (VO2max) foram obtidos com alta intensidade (90% de VO2max ou 95% de Fcmáxima), uma duração de 35 a 45 minutos e uma frequência de quatro vezes por semana (WENGER e colaboradores,1986). Mas tenha em mente que todas essas conclusões se basearam em alterações no VO2max, reconhecido como uma medida de intensidade (SHARKEY,1991). Embora o VO2max seja importante, há medidas de resistência ainda melhores, tais como os limiares ventilatórios ou de lactato (KISS, 2003).

O transporte de oxigênio provoca diversas alterações no coração, se houver predominância aeróbica observa-se o aumento do ventrículo esquerdo, aumento do volume sanguíneo (25%), da hemoglobina total (24%), do número total de eritrócito e redução da tensão sistólica em maior grau e dias, além do aumento da densidade capilar dos músculos esqueléticos (DANTAS, 2003).

3. Resultados e Discussões

3.1 Resultados

· Foi realizada a distribuição por freqüência das variáveis do estudo, pois as relações essenciais ficam mais evidentes, traçando uma representação gráfica de cada distribuição e ainda uma gaussiana sobre cada representação gráfica.

· A curva gaussiana: da uma idéia de quanto os dados da amostra estão bons, em termos bem gerais.

· O desvio padrão S representa o desvio de cada um dos números X em relação à média aritmética da amostra.

· Quanto a correlação entre as variáveis foram feitos dois métodos um qualitativo (observação direta do diagrama de dispersão) e outro quantitativo correlação linear de Pearson.

· Foi calculado o test pareado com a seguinte conclusão:

A amostra tem 30 elementos, N = 30;

O nível de significância é de p = 0,005;

Considerando o VO2Max e o VO2 Final podemos concluir que:

16,1 < μ <>

Com estes valores o resultado do t tabelado = 3,0380

Idade

Média = 38,6

Desvio padrão s = 3,8087618

Distribuição

Freqüência

29-30

0

31-32

2

33-34

2

35-36

6

37-38

6

39-40

4

41-42

4

43-44

4

45-46

2



3.2 DISCUSSÃO

Com relação as mulheres houve uma variação significativa entre o VO2max e o VO2final, pois o treinamento aeróbico na esteira rolante é uma atividade ciclica que envolvem grandes massas musculares, e podem ser sustentadas por longo período de tempo caso obtenha um bom condicionamento físico, mantendo a frequência cardiaca em steady-state, adequadas para aumentar o VO2max que sofre influência dos fatores genéticos que parecem estabelecer limites para o que é possível pela prática de exercícios, aptidão aeróbica praticada por um longo período de tempo de exercício de resistência contribui para que não ocorra o declínio do VO2max relacionado com o processo de envelhecimento (NEUMAN, 1999).

Apesar de vários estudos apontarem diferenças percentuais no VO2max obtidos em distintos ergômetros, tais diferenças podem diferir bastante em função da população estudada como o caso de não- atletas (ASTRAND, 1961).

No caso da pesquisa a especificidade do movimento interferiu nos resultados do teste de avaliação, pois as mulheres fizeram os treinos na esteira rolante e o teste de VO2max na bicicleta ergométrica, que possui gesto motor diferentes do habitual, causando uma sensação de fadiga periférica nos menbros inferiores na execução do pós teste

Os sujeitos da amostra eram sedentárias, a variação de sobrecarga foi de acordo com a percepção de esforço de OMNI que só aumentaria o volume da sessão caso o indivíduo corresponde-se ao esforço 05 na escala de OMNI. O qual não aconteceu porque muitas mulheres se sentiam cansadas no exercício com relação ao volume da sessão, porque procuravam aumentar a intensidade através da velocidade, devido uma melhor eficiência mecanica no movimento de caminhar adquirido durante os treinos, levando o organismo a uma sensação de overtraining no final das sessões de 3.0km.

A influência da idade no treinamento provocou alterações no resultado da PSE, pois a capacidade de uma pessoa se exercitar intensamente diminui com a idade. A PSE obteve um resultado mais alto nas mulheres de menor idade, devido a facilidade de coordenação motora e melhor condicionamento físico, devido o aumento da velocidade a cada sessão para fazer a distância no menor tempo possível. Já no aspecto motivacional as mulheres apresentaram um bom desempenho, por causa da percepção de melhora do treinamento aeróbico e resistência atingindo os objetivos estéticos.

4. CONCLUSÃO

Ao montar um programa de atividade aeróbica deve-se levar em consideração o estado inicial do condicionamento físico do praticante pois quanto mais sedentários maiores as possibilidades de melhora ou dificuldades em aprimorar seu condicionamento. Sendo assim o VO2max é uma condição importante, mas não suficiente para determinar o resultado de performance em atividades aeróbicas, porque o VO2max sofre grande influência da hereditariedade e a regulariedade da prática de exercícios aeróbicos, pois a cada dez anos há o declinio da potência aeróbica.

A distância é um índice fisiológico objetivo no treinamento mas a interferência da velocidade na esteira rolante. O volume (3.0km) aumentou a intensidade percebida na escala de OMNI, não ocorrendo a progressão de treino relacionada ao aumento da distância, proporcionando pouca diferença no VO2max. Então maior distância melhora o VO2max por causa da predominância aeróbica, por isso devemos tomar cuidado ao prescrever atividade de 30 minutos para nossos alunos sedentários que equivale a velocidade de 6.0km/h nas esteira rolantes na maioria.

Na atualidade as mulheres estão mais adeptas a atividade aeróbicas devendo o professor estar mais atento ao fato da motivação individual para que as mesma permaneçam mais tempo nos programas de exercício, devendo as atividades ser prescritas de forma adequadas as característica do aluno juntamente com o resultado da avaliação física, promovendo o incentivo e desafio no treinamento.

A conclusão que a distância deve ser utilizada nos programas de treinamento aeróbico, porque fornece subsídio de controle de treinamento a atividade prescrita, juntamente com a percepção subjetiva de esforço de OMNI que está relacionada ao aspecto motivacional e de esforço do aluno.

REFERÊNCIAS

Aspecto atuais da prescrição de exercício para mulheres, html:file//h:/vo2max/aspectosatuaisdaprescriçãodeexercicioparamulheres; Acesso em: 29/03/2010.

BESTETTI, R. B; SANTOS, José E. Dos (1984). Influência do exercício físico aeróbico na prevenção da doença coronariana, Rev. Saúde públ., São Paulo: 333-336

BRUM, Patricia C.; FORJAZ, Claudia Lucia de M; TINUCCI,T; NEGRÃO, Carlos E.(2004). Adaptaçoes agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular, São Paulo, Revista Paulista Educação Física 18; 21-31,

CARVALHO, Tales de; NÓBREGA, Antonio C. L. da; LAZZOLI, José K; MAGNI, João Ricardo T; REZENDE, L; DRUMMOND, F. A; OLIVEIRA, Marcos A. B. De; ROSE, Eduardo H; ARAÚJO, Claudio Gil S. de; TEIXEIRA, José A. C.(1996). Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: Atividade Física e Saúde 2 (4):. 79-81,

Como melhorar seu VO2máx. HTTP://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1722 Acesso em 13/11/2009

FARIAS, E. dos S; MENDIVIL, F. H. da S.; JÚNIOR, Gil G.(2008). Efeitos dos treinamentos aeróbicos sobre componentes da aptidão física relacionada à saúde em mulheres adultas. Maringá. Revista Educação Física/UEM19 (4): 591-598.

FARINATTI, Paulo, ASSIS, Bruno F. C. B., Estudo da freqüência cardíaca, pressão arterial e duplo-produto em exercícios contra resistência e aeróbio contínuo, Revista Brasileira Atividade Física e Saúde 5(2): 05-16.

FOX, Eduard L.(2000). Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte 6 Ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogon.

GUETHS, Marcos(2003). As características e prescrição do exercício aeróbico; Revista digital; Buenos Aires; Ano 9; Nº67; HTTP://www.efdeportes.com, Acesso em 17/05/2010

ERRY, R.T; JACK, K. N.(2002). Método de Pesquisa em Atividade Física.3Ed;Porto Alegre:Artmed.

LEITÃO, M. B; KAWAZOE, J; OLIVEIRA, M. A. Brazão de; NÓBREGA, A. C. Lucas da; SILVEIRA, Geraldo. G. da; CARVALHO. Tales de; FERNANDES. Eney O; LEITE. N; AYUB, A. V; MICHELS. G; DRUMMOND. F. A; MAGNI. João Ricardo T; MACEDO, C; ROSE, Eduardo Henrique De.(2000). Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: Atividade Física e Saúde na Mulher 6(6): 215-220.

MAUGHAN, Ronj,(2000). Bioquímica do Exercício e do Treinamento; 1 Ed.São Paulo:Manole

MC; Ardle, Willian, D.(1992). Fisiologia do Exercício, Energia, Nutrição e Desempenho humano;3 Ed.Rio de Janeiro:Guanabara Koogan

OLIVEIRA, Aliana B. de; CABRAL, Patrícia U. L.(2008). O efeito de um programa comunitário de exercício físico aeróbicos na aptidão cardiorrespiratória de mulheres de meia idade; Anais do III Encontro de Educação Física e áreas afins; Departamento de Educação Física/ UFPI; 23,24,25outubro.

PITANGA, Francisco J. G.(2008), Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esporte.5 Ed. São Paulo: Phorte.

POMPEU, F. A. M. S.(2004). Manual de Cineantropometria. Ed. Sprint: Rio de Janeiro.

PRADO, E. S; Dantas. E. H. M.(2002). Efeito dos exercícios aeróbicos e de força nas lipoproteínas HDL, LDL e lipoproteina (a). São Paulo, Arquivo Brasileiro Cardiologia 19(4): 01-07.

SANTOS, M; NOVAES. P; FRANÇA, E; CUNHA, Regiane M; MOIA, M. Efeito do treinamento intervalado e do treinamento contínuo na redução da composição corporal em mulheres adultas, Universidade Gama Filho.Brasilia,DF: 3-8

TAKAYOSHI, G; JUNIOR, A. E. de Aquino; BARRRETO, S. M. G; DUARTE, Ana C. G. O.(2008). Resultado de diferentes freqüências semanais de treinamento sobre a composição corporal e aptidão em mulheres pré-menopausais entre 30 e 50 anos14(3), 241-251.Rio Claro.

TUBINO, G.(1984). Metodologia Científica do Treinamento Desportivo.9 Ed. São Paulo:Ibrasa.

SILVA, M. S;MOTA, M.R; PARDONO. E; SIMÕES, H.G;OLIVEIRA, R.J;SILVA, F.M.(2009). Relação entre performance no teste de 12 minutos de Cooper e o limiar anaeróbico em adultos. Revista de Educação Física UEM 20,61-67.Maringá-Pr

Brian. J. Sharkey.(1998). Condicionamento Físico e Saúde.Porto Alegre.Ed. Artmed:pág 76-115.

HASSAN M. E; KRINSKI, K;BUZZACHERA,C.F; NUNES, R.F.H; ALMEIDA,F.A.M;BALDARI,C;GUIDETTI,L;CAMPOS de W;SILVA, G. Da S.(2009).Resposta fisiológicas e perceptuais obtidas durante a caminhada em ritmo autosselecionado por mulheres com diferentes índices de massa corporal. Revista Brasileira de Medicina do Esporte15(4): 01-08.Niterói-Rj

KISS, M.A.P.D.M.(2003).Esporte e exercício: Avaliação e Prescrição;São Paulo; 1Ed.São Paulo: Roca.

AMERICAN College of Sport Medicine.(2007). Diretrizes do ACSM para o teste de esforço e sua prescrição. 7Ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.

UTTER Ac, et al.(2004). Validation of the Adult OMNI Scale of perceived exercition for walking/ running exercise.MED SCI SPORTS EXERC.

Dantas, Estelio H. M. (1998). A prática da preparação física. 4 Ed. Rio de Janeiro: Shape.

MONTEIRO,W.(2004).Manual para Avaliação e Prescrição de Condicionamento Físico; 4 Ed.Rio de Janeiro: Sprint.

NEUMAN, C.D.(1999).Exercício e Saúde; Ed: Manole.

2 comentários:

  1. nao gostei nao vem a resposta de nada

    ResponderExcluir
  2. Se acordo com a pesquisa um indivíduo estará dentro de um parametro fisiologico bom se fizer 3 km a um tempo de 26 minutos.

    ResponderExcluir